Paróquia de Nossa Senhora Aparecida promove Festa da Padroeira com novena
Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Porto Ferreira, SP

Outubro é especial para a comunidade católica da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida. Entre setembro e novembro, acontece na Vila Santa Maria a Festa da Padroeira com celebrações na Igreja, comemorações no Salão Paroquial “João Paulo 2º” e a tradicional quermesse na avenida Dr. Adhemar de Barros. A realização da Festa da Padroeira é do Padre Ricardo Petri e da comissão de festas.

A programação começa nesta sexta-feira, 26 de setembro, a partir das 19h30, com a Noite do Pastel no Salão Paroquial que foi totalmente reformado para receber a comunidade. Neste domingo, 28 de setembro, acontece o passeio ciclístico. A concentração será defronte à Igreja a partir das 9 horas e com o trajeto pelas ruas do bairro.

Dentro da programação festiva ainda está prevista a Procissão de Cavaleiros e Leilão de Prendas Vivas, no dia 19 de outubro, a partir das 9h30, com saída da Sociedade Hípica de Porto Ferreira e com chegada na Igreja de Nossa Senhora Aparecida. O leilão está marcado para as 11h30.

A quermesse ficará montada nos fins de semana em uma das pistas da avenida Dr. Adhemar de Barros, defronte à Igreja, até o dia 12 de outubro (a avenida permanecerá parcialmente interditada), com completo serviço de bar às sextas, sábados e domingos, a partir das 19h30. As opções de alimentação são: batata recheada, cachorro quente, espetinho de carne, frango assado, pastel, polenta, sanduíche de pernil. Os shows ao vivo estão marcados para dias 4 e 11 de outubro (dois sábados à noite).

A programação litúrgica começa no próximo dia 3 de outubro para a abertura da novena. As celebrações de missa serão presididas por padres da Diocese de Limeira que foram especialmente convidados para falar de temas relacionados à Mãe de Jesus.

O ponto alto da liturgia será no dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Padroeira do Brasil, com celebração de missa solene às 10 horas. Às 12 horas haverá bênção do bolo e homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Às 16 horas a procissão sairá da praça Paschoal Salzano rumo à Matriz de Nossa Senhora Aparecida, onde será celebrada a missa.

No dia 26 de outubro, no encerramento da Festa da Padroeira, haverá a celebração de missa na Igreja, a partir das 19 horas, com o ato da “Coroação de Nossa Senhora”.

“É um momento de confraternização dos fiéis, um momento de lazer da comunidade e ao mesmo tempo, um momento para elevar a espiritualidade mariana”, afirmou o Padre Ricardo Petri.

A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida agrega cinco comunidades: Nossa Senhora de Lourdes (Vila Nova), Santa Luzia (Alto do Serra D´Água), Sagrado Coração de Jesus (Areia Branca), São Manoel (bairro do mesmo nome) e Santa Marta (bairro do mesmo nome).