Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado neste domingo

O dia 10 de outubro é lembrado como o Dia Mundial da Saúde Mental. A Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) estabeleceu a data com o intuito de chamar a atenção da população e governantes ao redor do mundo para os cuidados com a saúde mental. 

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informou que aproximadamente 1 bilhão de pessoas vivem com um transtorno mental; e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio. A situação é ainda mais alarmante em países de baixa e média renda. Segundo a Opas, mais de 75% das pessoas com transtornos mentais e neurológicos não são auxiliadas por nenhum tipo de tratamento para minimizar/tratar a sua condição de saúde.

A pandemia da covid-19 também foi um fator determinante para a situação da saúde mental ao redor do mundo e no Brasil. Em 2020, o Ministério da Saúde realizou uma pesquisa sobre a saúde mental na pandemia. Os dados mostraram que a ansiedade é o transtorno mais evidente no período. Os estudos evidenciaram uma elevação de 86,5% na ansiedade, 45,5% no estresse pós-traumático e uma proporção de 16% na depressão mais grave.

Além disso, de acordo com a pesquisa do instituto Ipsos, divulgada pela BBC Brasil, 53% dos brasileiros declararam que a saúde mental piorou no último ano. Segundo o levantamento, essa estatística só fica abaixo de outros quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

Em Porto Ferreira, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) conta com uma equipe completa para auxiliar a população na prevenção do suicídio e de outros quadros envolvendo doenças mentais. O centro possui diversas atividades como atendimento médico psiquiátrico, psicoterapia, grupos terapêuticos, oficinas terapêuticas, dentre outras ações.

Para mais informações entre em contato com o Caps pelo telefone: 3585-4790.

 

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos