Covid-19: Porto Ferreira registra 20 casos confirmados nos primeiros 15 dias de novembro

Depois de uma diminuição acentuada em outubro, Porto Ferreira voltou a registrar um número baixo de casos confirmados de covid-19 nos primeiros 15 dias de um mês. Segundo os dados do boletim epidemiológico da Vigilância Epidemiológica do município, a primeira quinzena de novembro contou com 20 casos confirmados. A média de casos por dia também é a mais baixa dos últimos 7 meses: 1,3 teste positivo/dia.

Os números superam as estatísticas registradas no décimo mês do ano. Nas duas primeiras semanas de outubro, a cidade teve 28 casos confirmados para a doença, ou seja, média de 1,8/dia.

Em junho – o pior mês da pandemia em Porto Ferreira –, o município apresentou mais de 100 confirmações somente em um único dia. Foram 121 casos confirmados em 24 horas no dia 9 de junho. A média nos primeiros 15 dias de junho foi de 59,5 testes positivos/dia.

A queda nos casos confirmados tem sido gradativa. Isso também está relacionado com o alto índice de vacinação na cidade. Porto Ferreira já ultrapassou a marca de 80% da população de 12 anos ou mais com o sistema vacinal completo contra a covid-19.

Vale ressaltar também que mais de 95% deste mesmo público recebeu ao menos uma dose dos imunizantes. No total, já são mais de 88 mil doses aplicadas no munícipio desde o dia 22 de janeiro.

Veja o comparativo no número de casos confirmados para covid-19 nos primeiros 15 dias de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2021:

Abril: 256 casos

Maio: 564 casos

Junho: 893 casos

Julho: 445 casos

Agosto: 96 casos

Setembro: 54 casos

Outubro: 28 casos

Novembro: 20 casos

Mesmo com a queda dos casos confirmados, dos óbitos e com o número avançado das aplicações dos imunizantes neste mês, a Vigilância Epidemiológica enfatiza que ainda estamos em período de transmissão do vírus e todos devem seguir com os cuidados sanitários: distanciamento social, uso de máscaras, higienização com álcool em gel e evitar grandes aglomerações.