Covid-19: novembro termina com média de menos de um caso confirmado por dia

Desde agosto Porto Ferreira vive uma queda nos números de casos confirmados para covid-19. No último mês de novembro, de acordo com os dados levantados pela Secretaria de Saúde, foram registrados apenas 29 testes positivos em 30 dias. Este é o menor número de confirmações dos últimos 7 meses.

Levando em consideração os últimos dois meses (outubro e novembro), o município registrou 95 casos confirmados. O número representa apenas 1,25% de todos os casos positivos desde o início da pandemia. Ao todo, são 7.870 casos até o momento.

Além da queda acentuada dos testes positivos, a média de casos confirmados por dia também é a menor. Em média, novembro contabilizou 0,96 confirmação para covid-19 por dia. Em maio e junho – pior momento da pandemia em Porto Ferreira – as médias foram de 41,03 e 55,8 casos, respectivamente.

Média de casos confirmados por dia dos últimos sete meses:

Abril: 25,73 casos

Maio: 41,03 casos

Junho: 55,8 casos

Julho: 20,6 casos

Agosto: 5,6 casos

Setembro: 3,6 casos

Outubro: 2,2 casos

Novembro: 0,96 caso

O número de óbitos também tem apresentado uma diminuição significativa. No último mês, o município registrou apenas uma morte, no dia 13 de novembro. Desde então, já são 17 dias sem ter nenhum óbito na cidade.

A queda no número de mortes também está relacionada com o alto índice de vacinação na cidade. Porto Ferreira superou a marca de 89% da população de 12 anos ou mais com o sistema vacinal completo contra a covid-19.

Além disso, 96% deste mesmo público recebeu ao menos uma dose dos imunizantes. No total, já são mais de 92 mil doses aplicadas no munícipio desde o dia 22 de janeiro.

No entanto, a Vigilância Epidemiológica enfatiza que ainda estamos em período de transmissão do vírus e diante de uma nova variante, cujos efeitos ainda estão sendo estudados. Portanto, mesmo com o número avançado das aplicações de imunizantes, todos devem seguir com os cuidados sanitários: distanciamento social, uso de máscaras e higienização com álcool em gel.