Comunidade católica celebra instalação da Paróquia de N.S. da Rosa Mística
Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística
Vila Real - Porto Ferreira SP

A comunidade católica de Porto Ferreira e da Diocese de Limeira comemora a instalação da Paróquia de Nossa Senhora da Rosa Mística neste domingo, 29 de junho, na Vila Real, às 9 horas da manhã. Durante a solenidade o Padre Anderson Luis Ribeiro será empossado como o primeiro pároco pelas mãos do bispo Dom Vilson Dias de Oliveira. A história da Paróquia de Nossa Senhora da Rosa Mística começa no dia 8 de novembro de 1991, quando foi realizada uma reunião, presidida pelo Padre Ocimar Francisco Francatto, com a presença de moradores da Vila Real onde se planejava formar uma comunidade no bairro.

Depois de serem tratados os assuntos referentes a formação da comunidade e de sua futura instalação, foi realizado um sorteio, com o nome de santos e santas, que poderiam ser o padroeiro ou padroeira. A mais votada foi Nossa Senhora da Rosa Mística.

No dia 17 de novembro daquele ano, em uma residência, foi rezado o primeiro terço em louvor à padroeira escolhida. Em 24 de novembro, uma semana depois, aconteceu a inauguração e a instalação da comunidade católica da Vila Real, com a realização da missa presidida pelo Padre Ocimar.

Um barracão foi construído num terreno doado por um amigo da comunidade, e ficou pronto no dia 13 de julho de 1992, considerando o Dia de Nossa Senhora da Rosa Mística. Nesse mesmo dia foi realizada uma procissão, saindo da Igreja Matriz de São Sebastião e terminada no bairro, que recebeu então a imagem da padroeira, conduzida pelo pároco da cidade. Naquele dia 13 de julho de 1992 foi realizada a primeira quermesse na comunidade.

A comunidade tornou-se destaque em 2006 na Paróquia de São Sebastião por ter recebido o projeto piloto e ser a primeira a ter implantado o PAMP (Projeto da Ação Missionária Permanente), uma realidade missionária que em 2011 transformou-se em Pastoral da Visitação.

Em 2006, foi anunciado pelo pároco padre Ocimar e pela Comissão de Finanças o início da construção da Igreja de Nossa Senhora da Rosa Mística. Por sua posição e grandiosidade é possível ver o templo até mesmo de algumas ruas centrais da cidade.