Comunidade Católica arrecadará alimentos para celebração do Dia de Corpus Christi
Missa será celebrada na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, na Vila Sybilla
Porto Ferreira SP

A comunidade católica de Porto Ferreira promoverá mais uma arrecadação de mantimentos para a celebração do Dia de Corpus Christi, a ser comemorado na próxima quinta-feira, 19 de junho, feriado nacional. As quatro paróquias estarão unidas para recolher os alimentos não perecíveis para a solenidade. Todo material será compartilhado posteriormente com as famílias cadastradas e assistidas pelas pastorais sociais.

A população, empresas, o comércio e a indústria podem fazer as coações espontâneas na secretaria paroquial do Santuário Diocesano de São Sebastião (Praça Olímpia Meirelles de Carvalho, no Centro) ou entregar diretamente para os representantes das comunidades nas missas.

O Dia de Corpus Christi será celebrado na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, na Vila Sybilla, a partir das 9 horas da manhã, com missa.

Após a solenidade todos paroquianos, incluindo os das paróquias de São Sebastião, de Nossa Senhora Aparecida e da Quase-Paróquia de Nossa Senhora da Rosa Mística seguirão em procissão.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao bispo diocesano que a providencie "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo".