Viagem Literária traz a atividade "Histórias Brincantes da Mala Invisível"

Porto Ferreira foi um dos 76 municípios paulistas contemplados este ano com o programa Viagem Literária, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Nesta quinta-feira (09/05) acontece o primeiro evento do programa, em duas sessões, no Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira, às 9 e às 14 horas.

A atividade se chama “Histórias brincantes da mala invisível”, com a Cia. Maças Portam. Há onze anos a companhia viaja recolhendo histórias, guardando-as em suas malas e dividindo-as com quem encontra pelo caminho. Os integrantes se dedicam ao estudo das múltiplas linguagens artísticas, aplicadas nos espetáculos que realizam, unindo teatro, música, literatura, utilizando diversas malas que portam histórias.

Já se apresentou em mais de cinquenta cidades de sete estados brasileiros e participou de cinco festivais internacionais, em países como Colômbia e Venezuela. Têm vários livros publicados, como A Lagarta Caolha, O Pé de Guaraná, Na Beira da Lagoa. Seu livro mais recente é 99 Brincadeiras Cantadas.

Sobre a Viagem Literária

Desde 2008, quando foi lançado, o programa andou por 195 municípios, levando contadores de histórias, escritores, fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 300 mil cidadãos que vivem no território paulista.

Das cidades selecionadas em 2019, 39 participaram da edição de 2018 e 37 são novas ou estão retornando ao programa nesta 12ª edição, renovando significativamente o grupo de municípios para alcançar novos leitores.

Da boca de escritores e contadores de histórias para o ouvido de crianças, jovens e adultos, narrativas têm se espalhado pelo Estado.