Profissionais de creches receberam Oficina sobre os cinco campos de experiências

No dia 7 de novembro a Divisão de Ensino da Secretaria de Educação de Porto Ferreira realizou a formação intitulada “Os 5 campos de experiências: Oficina de atividades lúdico-motoras”, oferecida a todos os profissionais da educação infantil no segmento de creches.

A responsável pela formação foi a coordenadora de Educação Infantil, professora Janice Antonini Montalvão, com o apoio da psicopedagoga Kátia M.S. Mendonça. A formação aconteceu das 19h às 21h, na própria Secretaria de Educação.

O objetivo da formação foi o de compartilhar com o público presente a importância que o “movimento” tem na rotina das crianças pequenas, principalmente aqueles praticados ao ar livre; as consequências danosas que a falta destes implica, tanto na questão física quanto emocional e social.

Houve discussões sobre coordenação motora grossa e fina, o desenvolvimento cerebral referente aos movimentos e como isso afeta o desempenho e rendimento escolar.

No momento seguinte, foram exibidas mais de 130 imagens/dicas de brincadeiras e ou atividades que contemplam a coordenação motora grossa e fina, como também atividades sensoriais.

Depois da parte teórica, as monitoras, divididas em grupos, deveriam criar, utilizando qualquer material contido numa sala de Educação Física, uma atividade que contemplasse o tema abordado.

Finalizando, socializaram as atividades propostas pelos grupos, fizeram um levantamento dos aspectos positivos e negativos do assunto e da formação.

A Secretaria de Educação agradece a presença de todos os profissionais.