Lista com suposto calendário de vacinação por idade é falsa

Circula desde o início do mês pelas redes sociais como Facebook e no WhatsApp uma suposta lista com um calendário de vacinação contra a covid-19 por idade. A publicação é falsa (fake news).

O próprio governador do Estado, João Doria, se manifestou em suas redes esta semana condenando a divulgação dessa listagem. “Inacreditável a quantidade de fake news que inventam para enganar a população. Até o momento, o plano de imunização em vigor contempla apenas os idosos com mais de 85 anos. No dia 01/03 vamos começar a vacinar idosos de 80 a 84 anos”, escreveu.

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira segue o planejamento estadual de vacinação e até agora os únicos grupos de idosos com vacina liberada foi para maiores de 90 anos e, mais recentemente, de 85 a 89 anos. Conforme anúncio do governador, o grupo de 80 a 84 anos deve começar a receber as doses no início de março apenas.

A divulgação de novas datas de vacinação para outros grupos vai depender da disponibilidade da vacina. A Secretaria de Saúde orienta a todos para que sigam os canais oficiais de informação da Prefeitura e tomem cuidado com informações repassadas em redes sociais e grupos de WhatsApp.